Saturday, January 3, 2009

Os Melhores dos Filmes que Vi em 2008

Ontem nao deu pra voltar. Vamos ver se hoje da tempo de escrever sobre os filmes dos quais gostei.

Vou comecar com os dramas "Atonement" e "Brideshead Revisited". Nao tenho a menor ideia do titulo em portugues de nenhum dos dois. Ambos sao ingleses e adaptacoes de livros (que ainda nao li, mas quero ler) e as duas historias se passam depois da I Guerra Mundial indo ate a II.
"Brideshead Revisited" eh um livro publicado logo apos a II Guerra. Foi escrito por Evelyn Waugh e ja teve uma adaptacao pra TV feita pela BBC em 1982. Dizem que a mini-serie eh maravilhosa e vou ver se consigo alugar. A Emma Thompson esta impecavel, como sempre.
O elenco de "Atonement" eh fantastico e eu ate gostei da Keira Knightley nele. Claro, o James McAvoy (Tom LeFroy de "Becoming Jane") eh excelente ator. Mas a atriz Saoirse Ronan, que faz papel de Briony aos 13 anos eh MARAVILHOSA e rouba a cena. Pena que a personagem cresce e a atriz eh substituida...
Tudo eh lindo no filme e, apesar do critico do NY Times ter reclamado das cenas de guerra, eu achei perfeito!

Alias, eu gosto de filmes ingleses e os criticos americanos parecem sempre discordar de mim. Hoje eu fui ler a lista de Melhores filmes de 2008 no jornalzinho cultural de Albuquerque "Alibi" e eles escolheram praticamente so filmes americanos (shocking!) e quase todos que estao em cartaz agora, ou seja, que eu ainda nao vi nenhum. Entre eles "Milk" (que nao eh a historia da minha vida... ainda :)) e "The Curious Case of Benjamim Button".

Mas voltando aos meus favoritos, tem outro ingles: "In Bruges". Confesso que fui assitir porque o filme era (como sugere o titulo) em Bruges (Belgica), cidadezinha que conheci em 1991. So passei um dia la e sempre quis voltar. O que foi mesmo que nos fizemos tanto em Bruxelas da ultima vez que estive la que nao tive tempo de voltar a Bruges????
Anyway, o filme eh inteirinho na cidade e da pra ver porque eh um lugar apaixonante. E o Colin Farrell eh uma gracinha. E tem o Ralph Fiennes!

Mas agora vem os meus dois favoritissimos, coincidentemente os dois sao filmes de animacao.

"Persepolis" eh um filme frances baseado na historia em quadrinhos de Marjane Satrapi. Eu tive a sorte de alugar uma copia com a voz original em frances, mas tem versao dublada em ingles e persa (acho).
Imperdivel! O filme se passa entre o final da decada de 70 ate os 90 quando Marjane vai para Franca. Eh baseado na vida dela mas eh uma aula de historia do Iran, principalmente desde a revolucao iraniana de 79, mas ha referencias a fatos historicos anteriores. O filme ganhou o Prix de Jury em Cannes em 2007 e concorreu ao Oscar de melhor filme de animacao em 2008.
Eu poderia passar o dia inteiro escrevendo sobre esse filme, entao vai assitir que eh melhor.

E, last but not least, "Kung Fu Panda"!!!!!! :)
So em ter um panda como protagonista eu ja gostei do filme, antes de ver. Ai eu fico sabendo que eh o Jack Black que faz o panda Po. Tente alugar a versao em ingles, se puder, porque ele eh demais.
Mas o Po eh gordinho (bem panda, sabe?), desastrado, mas apaixonado por Kung Fu, e se rebela contra o pai (que eh um ganso, naturalmente, por que nao???) e acaba se tornando o "Dragon Warrior" (Guerreiro Dragao) que vai salvar a vila.
Se vc alugar o DVD da versao em ingles assista TUDO que tiver no DVD. Tem as sessoes de gravacao das vozes e voce vai ver o Jack Black dando um show. Eu gostei quase tando quanto do filme.
E ainda tem o video da musica "Kung Fu Fighting" na versao do Cee-Lo com participacao do proprio Jack Black. Essa musica eh da minha infancia... O Bryan nao entende porque agora esta entre as minhas favoritas no meu iPod e ouco o tempo todo.

Eh claro que eu devo ter esquecido de algum filme que quando vi achei o melhor filme de todos os tempos. Mas nao anoto mais os nomes de filmes que vejo e minha memoria eh pessima (ja disse isso antes?).
Antes de escreve esse post estava fazendo a lista dos filmes e inclui "Becoming Jane" e "La Vie en Rose". Ai lembrei (nao sei como) que vi todos os dois em 2007. Mas recomendo assim mesmo pra quem tiver tido saco de ler o que eu escrevi ate aqui! :)

2 comments:

  1. A seleção foi muito boa e vamos tentar ver alguns filmes. Em primeiro lugar "In Bruges" (que tem o título brasileiro 'Na Mira do Chefe"!!!), para rever a histórica e bela cidade belga, com sua praça medieval e os canais do 'lago do amor'...

    ReplyDelete
  2. Tb gostei da seleção... Eu adicionaria Wall-e à lista... O filme é sensacional...
    Bjs

    ReplyDelete